Diante de tantas modernidades, é inegável que num espaço muito curto de tempo tomou-se fundamental refletirmos sobre qual modelo de ensino possa ser capaz de despertar o interesse pelos estudos, principalmente nas questões que envolvem o sistema educacional.
È num cenário de conhecimentos, informações e entretenimentos que já na mais tenra idade as crianças são seduzidas pelo mundo virtual. Sendo assim, a internet tornou-se um instrumento transmissor de informações de uma proporção avassaladora que até mesmo, ás famílias mais conservadoras perderam o controle. Vai da cidade grande, aos mais distantes lugares. Diante desta tecnologia, podemos imaginar que a necessidade de transformar o uso da internet como instrumento positivo é um dos desafios dos educadores mais atentos aos tempos modernos. Equacionar o que é produtivo e o que é visitado nos sites e portais virtuais tornou uma tarefa praticamente vital para os pais, já que o mundo virtual é uma porta aberta tanto para a veracidade das informações quanto para a distorção das mesmas. Diante da relevância desta ferramenta surgem os portais educativos com conteúdos acadêmicos para que a criança e os jovens sejam estimulados. Essa modalidade de ensino mostra que é possível fazer um bom uso da internet, condicionando as crianças e jovens a usá-la de forma produtiva, consistente e consciente. Esses portais têm proporcionado grandiosos momentos de integração das crianças, não só com o conteúdo acadêmico, mas como também proporcionado momentos de aproximação entre os pais e as crianças na hora de compartilharem de forma lúdica e prazerosa o contato com os conteúdos escolares. Como podemos ver, o que parecia perdido aos poucos se transforma na mais nova modalidade, não de exclusão da figura do professor, mas uma forma de reforçar os conteúdos de um jeito lúdico e prazeroso, por meio de desafios. Com a evolução tecnológica, em questão de pouco tempo, a lousa de pedra evolui para a lousa digital. Se antes íamos ate as bibliotecas, hoje a biblioteca vem ate nós, se antes foleavamos livros, hoje clicamos telas. Se antes era o professor o transmissor do conhecimento, hoje é o professor o mediador desses conhecimentos. É desta forma, que a educação virtual, integrada com o bom senso e a escolta de adultos, que a tecnologia deve ser vista e aceita para que nossas crianças possam desde cedo fazer bom uso das ferramentas disponíveis em suas gerações.
Fechar os olhos para essas modalidades seria negar a própria evolução do homem.
Albertina de Mattos Chraim
Psicopedagoga Clínica
Olá Albertina!!
ResponderExcluirtenho um blog onde escrevo sobre autismo
e navegando cheguei aqui, vi que temos um interesse em comum o autismo.
Volto para ler teus posts e me inteirar sobre as informações que postou.
Abraço
Meri
Ola Meri,
ResponderExcluirPrazer em conhece-la. Sim alem das poesias que escrevo em meu blog VERSOS DE MINHA VIDA - ALBERTINA, trabalho com autismo. Faço atendimentos no meu espaço clinico chamado NUAMSE - Nucleo de atenção multidisciplinar da saude e da educação - um jeito de Ser. Podemos trocar varias informações.
Um grande abraço pra voces.