NÚCLEO DE ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO

UM JEITO DE SER



Albertina de Mattos Chraim - Psicopedagoga



Fabiane Baptistoti Sá - Fonoaudióloga




Márcia Batiston - Psicóloga







sábado, 21 de agosto de 2010

MAQUINAS DE CAMISINHAS NAS ESCOLAS

A instalação de máquinas de preservativos nas escolas públicas não é a forma mais didática de tratar a sexualidade. A exposição dessas máquinas aguçará a imaginação de muitas crianças, banalizand assim o ato sexual. “A máquina é um acesso à camisinha e a camisinha é o acesso ao ato sexual. Seguindo a análise antropológica, o homem passa por etapas simples de entendimento até chegar a uma fase de maturidade e, por isso, essas etapas devem ser respeitadas e não violentadas, de forma a jogar todos os alunos à exposição”, Antes de se falar sobre sexo é necessário trabalhar a sexualidade no dia a dia da criança, onde valores, princípios, respeito, responsabilidades pessoal e social sejam assuntos a serem discutidos em sala de aula. Em relação a sexo é necessário colocar profissionais à disposição de alunos e pais para discutir e orientar sobre o assunto com mais privacidade - “Não nos corredores de uma instituição onde o ato pode se resumir ao alcance de um preservativo”. O papel da instituição escolar é trabalhar as questões acadêmicas. E por se tratar de um espaço onde se convive em grupo heterogenios, é fundamental que a escola agregre a esses conteudos o despertar do compromisso ético social e pessoal de cada aluno.
A escola não pode se apegar as modernidades, de apertar um botão e as coisas chegam a mão. É preciso prudencia, estamos falando de individuos e individualidades. A escola tem tantas outras questões para resolver e não da conta, como pode agora assumir uma responsabilidade que é da familia. Cade a autonomia dos pais, cade o livre arbitrio dos alunos? A unica máquina que nossa realidade escolar necessita no momento é a maquina humana com professores bem preparados para lidar com as diferenças entarias e de interesses.
Os projetos devem estar voltados para as parceiras entre Familia e Escola com o objetivo unico de formar cidadaos conscientes, eticos, integros, respeitosos pelo direito de ir e vir do outro, juntamente com o sentido de coletividade.
È Absurdamente desumano entender que projetos como esses tirem proveito da fragilidade da Educação de nosso pais.
Temos muitas necessidades mas a primordial é formar professores conscientes de seus papeis como formadores de opiniões dentro de uma instituição escolar. E alem disso trazer educadores capazes de estabelecer aliaças entre a familia para que juntos colaborem com educação de nossas crianças. Se temos indices elevados de gravidez prematura, ou a proliferação das DSTs, penso que é necessário saber onde os adultos – pais e escolas estão negligenciando a formação consciente desses jovens.
O ensino do Brasil é um dos melhores do mundo em relação ao conteudo escolar, porem é um dos piores em relação a formação de professores, realmente comprometidos com seu papel de educadores. È preciso investir no professor, para que ele se sinta motivado e compromissado com a verdadeira educação.
Caso essas máquinas sejam colocadas nas escolas, onde esses jovens vão praticar o ato? Nos corredores das escolas? Atras dos muros? Ou será que o proximo passo será colocar um quartinho dentro da escola com direito a uma senha para usufruir do espaço?
Particularmente não vejo nenhum cunho pedagógico, vejo sim mais uma vez a banalização da educação de nosso pais, assumindo uma responsabilidade que não esta preparada para assumir, assim como corre o risto de tirar a responsabilidade dos pais ao delegar a escola essa responsabilidade
O jovem quando inicia sua vida sexual vai inciar independente de ter ou não acesso as camisinhas. O que é necessário é uma orientação sobre a maturidade: biologicas, fisica, emocional, e ate mesmo financeira para essa iniciação, onde, quando, como, porque e com quem fazer. É necessário medir as consequencias.

Albertina de Mattos Chraim
Psicopedagoga Clinica e Institucional

Nenhum comentário:

Postar um comentário